sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Caravana da DCE

Em uma quarta-feira, dia 14 de outubro, aconteceu mais um evento para entrar na história do CACIF... e não foi o happy hour! A Caravana do DCE passou pelo CACIF, juntamente com representantes de outros CAs, para a discussão de temas importantes nesse momento de intensa agitação estudantil.

Alguns CAs presentes como o de Comunicação, Museologia, Desenho Industrial, Letras, Direito, Biblioteconomia, dentre outros, discutiram sobre problemas em comum e algumas formas de solução. Como era a primeira reunião, o debate ficou mais na teoria. Algo levantado por algumas pessoas presentes, que não queriam só discutir sem agir e então pediram ao representante do DCE uma nova reunião, já na sexta dia 16, para desenvolver melhor o conceito da Caravana. Pautas para essa reunião foram criadas, com o objetivo de traçar os assuntos mais importantes para a próxima Caravana (inicialmente marcada para a semana seguinte, no CA de Desenho Industrial), agilizando o debate e troca de experiência entre os CAs.

Nesse semestre estamos vendo uma mobilização dos estudantes principalmente em relação à ocupação do espaço físico dos CAs. Cursos novos que enfrentam diversos problemas, desde falta de cooperação da coordenação do curso até a falta de matérias na ementa, até cursos mais tradicionais decidiram “brigar” mais ativamente por seus direitos. Alguns cursos já lutam há vários anos por um espaço físico, sem resposta positiva da prefeitura ou da reitoria, outros cursos mais novos decidiram não esperar pelas vias burocráticas e, aproveitando o momento, também entraram na briga por um espaço nos corredores da UnB. Há até formas criativas de tentar quebrar a burocracia, como a de Desenho Industrial: já tentaram de várias formas conseguir espaço para o CA, até pedindo na prefeitura um espaço no gramado da UnB para uma carcaça de ônibus, que serviria de CA. O pedido foi negado. Hoje eles ocupam uma sala perto do CACIF.

A Caravana pode se transformar em um instrumento muito importante para os estudantes, se dada a devida importância. Pouquíssimos CAs estavam presentes nessa primeira reunião e, mesmo assim, em um curto intervalo de tempo, houve trocas interessantes de idéias e estratégias entre os cursos. O curso de Museologia, por exemplo, falou sobre os vários problemas que estão enfrentando. Um desses problemas é a falta de representação no colegiado do curso – direito garantido para o CA. Alguém comentou que o seu curso também teve esse mesmo problema, mas que o CA é amparado com o direito de voto. Essa mesma pessoa se prontificou em mandar o estatuto do CA para os interessados, principalmente para os cursos mais novos que ainda não possuem estatuto. Outra idéia bem interessante que surgiu foi o aumento de atividades entre os cursos com eventos que possam acrescentar algo à vida acadêmica dos estudantes e mostrar um lado cultural do CA, hoje tantas vezes esquecido.

Ao CACIF foi proposto que nos tornássemos um Diretório Acadêmico. Acredito que na reunião com o DCE isso seria discutido com mais atenção.

A reunião foi produtiva e bem válida nesse importante momento da Universidade. A troca de experiência em um momento como esse pode ser de grande valia - então que venham mais caravanas!

5 comentários:

  1. tava nessa reuniao foi muito boa ... e gostei que alguem alem de mim postou aqui , sigam o exemplo gente! a reuniao foi otima e o que, e eu gostei , em particular , da reuniao foi a ideia de fazer um evento como uma semana de extensão diferente de um happy hour mas que chame a comunidade. Temos a ganhar em 2 sentidos , contra-atacar a ideia de que so querem Ca para fazer baderna e integrar o povo dos CAs...

    ResponderExcluir
  2. esqueci um detalhe .... OCUPA E RESISTE ... pronto

    ResponderExcluir
  3. Unidade e organização são essenciais para que mantenhamos os espaços conquistados e conquistemos muitos outros - fisicamente e politicamente!

    Sigamos juntos em frente!

    Yuri Soares Franco
    Estudante de História
    Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, parabéns pelo post, Letícia!

    A união dos três CAs para a criação de um diretório é de fundamental importância para que tenhamos mais voz dentro da universidade.

    Os cursos com os CAs ocupados, como os nossos devem se unir mais vezes para trocarmos experiências e compartilharmos nossos problemas.

    Valeu pessoal do DCE.


    Ps: mal cheguei e o Yuri já tá aqui em cima, nos comentários. AHAHHA

    ResponderExcluir
  5. Foto da reunião:

    http://www.twitpic.com/lihvo

    ResponderExcluir