terça-feira, 10 de maio de 2011

Da continúa luta por espaço fisico

Desde a ultima postagem no Blog (há mais de um ano desculpe) muito aconteceu na nossa luta por espaço fisico. Fomos, como ja explicados em outro post, para uma sala no corredor da morte, uma sala concedida pela prefeitura com a promessa que nova proposta surgiria e só então, caso aceitássemos essa proposta, nos mudaríamos para outra sala. Inclusive uma comissão de alocação e estruturação de espaço físico foi instituída pra discutir essa questão (uma comissão cheia de problemas, mas ainda assim um espaço de tentativa de discussão, um inicio). Comissão esta que só se reuniu 3 vezes, e no qual nunca fomos chamados.

Retomando a narrativa. Por um ano ficamos sem proposta e permanecemos no corredor da morte, ate o fatidico dia em que o DF TV, um jornal com puros interesses elitistas e sem nenhum interesse em fomentar um debate na sociedade do que quer que seja em prol da propria concientização da sociedade, inicou uma serie de pseudo-repostagens misturando hipocrisia e mentiras deslavadas em uma tentativa clara de deturpar a imagem da universidade de brasilia. Fora a propria SECOM (secretaria de comunicação da unb) que mais uma vez agiu contra o movimento estudantil, levando em consideração apenas seu puro interesse corporativo, não percebendo que o estudante (alias a adminstração nunca reconheçe) tem papel mais que fundamental na academia. Em suma o corredor da morte foi alvo de um preconceito generalizado e sistematico.
O resultado deste quadro foi que durante as ferias que antecediam o 1 semestre de 2011, de forma ditatorial os dois lados do corredor foram fechados, embalados e entregues ao instituto de geologia. Isso usurpando a autonomia dos Centros acadêmicos que la se encontravam e o pior... nem ao menos os avisando. Não tenho palavras para descrever tamanha indignação, tamanho crime.
Obviamente essa odisseia nao terminou aqui, em uma peregrinação em varios setores na UnB (prefeitura e CEPLAN) e na reunião de regras de convivência (que sobre as regras pouco foi discutido) muito sobre a questão do corredor foi colocada e uma reunião foi marcada para a sexta seguinte a essa reunião com os CAs do corredor da morte. E, somente apos todas essas situações absurdas, nos ofereceram uma proposta. Mostrando a falta de interesse da administração de buscar o dialogo e apenas reagindo às lutas concretas perpetuadas pelo movimento estudantil.

E na segunda semana após o alagamento na ala norte do minhocão nos mudamos para nossa nova sala, mais uma vez concedida pela prefeitura, mas não há garantias como a historia ja nos mostrou.

Ao inves de ser pro-ativo a administração apenas reage e mesmo assim de forma bastante fraca. Isso mostra há grande chance dessa situação voltar a acontecer. Esperamos que não, mas estaremos de prontidão e lutaremos sempre.Só a luta muda. Lutar sempre e desistir jamais.


C. tiago

ps:. Farei outra postagem com mais detalhes (e fotos ) da nossa mudança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário