antes de qualquer coisa gostaria de dizer que esse manifesto é pessoal do aluno de arquivologia carlos tiago. No entanto o blog pertence ao CACIF- centro academico de ciencia da informação, aberto a qualquer menbro.
meu intuito e relatar para posterioridade ou quem quiser saber minha versão dos fatos de como se deu o processo que culminou no dia 28 de setembro de 2009 (no calendario gregoriano) na ocupação da sala BT 148 da ala sul do instituto central de ciencias (minhocão) no campus darcy ribeiro- UNB.
considerações iniciais...
O curso de arquivologia que ja existe desde 1990 nunca de fato teve um espaço fisico, foi uma luta de anos e anos inclusive com pedidos a prefeitura, reitoria e departamento(como ja havia dito a pessoas do dce que insistem que devemos primeiro fazer esse movimento burocratico para so depois, caso nao atendidos, fazermos a ocupação) nossa resposta foi a falta de espaço em nosso departamento para espaço fisico, de fato acredito isso ser verdade, tanto que ocupamos o minhocao nao a BCE onde fica o nosso departamento. Foi se proposto um extensão externa a frente do departamento, no entanto a biblioteca e tombada pelo patrimonio nem a cor da parede pode ser mudada, colocamos uma barraca dentro de nosso departamento como CA simbolico, tinha de haver um sistema de rodizio para uso do CA mas tava lah... ate o dono pegar o "CA" de volta. Ate o dia que unilateralmente um antiga gestão do CA aceitar dividir um "puxadinho" de divisorias que nao oferecem privacidade a ninguem (so oferecem mosquitos) com o caarq (centro academico de arquivologia)e o cabiblio ( esse e o de biblioteconomia)
E essa luta continuou, ate os dias de hoje em que a universidade se amplia como nunca antes vista, o fato e que novos predios surgiram (inclusive era pra termos o nosso, so que tiveram a audacia de oferecer um espaço menor para nós no futuro predio da FACE- faculdade de administração, economia, ciencias contabeis e ciencia da informação e documentação ) mas a preoupação ficou por conta de criação de salas de aula, laboratorios e afins. Me pergunto se foi discutido ou se quer pensado, em algum momento quando replanejavam a unb em criar melhores espaços para centro de convivencia, de articulação, de area ludica , de integração, troca de informação, guarda de material, ou seja CA´s para os alunos, alunos estes que sao a principal engrenagem de qualquer universidade e ponte entre universidade e sociedade. Pensaram nisso? eu me pergunto, ao menos com a primeira invasão deve ter-lhes passado pela cabeça, agora tenho certeza que esta em muitas pautas de reunioes pela UNB afora... pra bom ou pra ruim ... mas a culpa foi de voces por nao terem ouvido, ja gritavamos a sua porta, agora nos a chutamos e o que acontece agora, "nem os mais sabios podem ver o quadro geral".
preludio de um ocupação
No começo do semestre houve a eleição para o centro acdemico de biblioteconomia, passada a eleição um grande amigo meu, vencedor da eleição me aborda e discutimos a questão da falta de espaço fisico para nossos CA´s , e a incopatibilidade de uma divisoria em nosso departamento ter qualquer proximidade ou alguma semelhança a um CA, verificamos a possibilidade de invadir um local a exemplo de grandes pioneiros como o CADIn e o CACIC (valeu galera) , e optamos por uma sala abandona ha mais de um ano na ala sul da UNB , que so havia entulho (e como tinha) colocaremos as fotos para terem uma noção. discutimos com o DCE que disseram que deviamos ir por outros meio, tenho amigos la, mas me desculpem já esperamos de mais, ao menos vcs tem onde se articular, nos nao o tinhamos. Agora voces nao parecem de fato representante dos alunos ou estão cegos ao que acontece a volta de voces, sobre o que de fato pensam os estudantes que representam...
enfim nos articulamos e iamos invadir quinta-feira dia 24 de setembro, no entanto, o CA de arquivologia se mostrou contra a invasão, tive todo o apoio deles enquanto me articulava com a biblioteconomia com o aval do CA, no entanto peço desculpas ao CA de arquivologia por nao ter agido da melhor forma, para, de fato, ter feito isso mais democraticamente (desculpa galera). Mas tudo se resolveu segunda-feira quando pela manha a biblo resolveu invadir sem a arquivologia, mas a noite, numa assembleia historica a arquivologia decidiu apoiar por quase unanimidade a ocupação e a criação do CACIF (centro academico de ciencia da informação). E agora estamos como nos encontramos com um CA... e ainda (desabafando) os outros (pessoas da unb em geral) nao mais verão, nós, futuros arquivistas e bibliotecarios como figurantes no cenario politico (e ate outros cenarios) dentro da universidade de brasilia -UNB.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)